domingo, 24 de março de 2013

Páscoa


Olá,
Como estamos próximos da Páscoa, ela será o tema de hoje: a 1ª Páscoa e a Páscoa hoje.
Dividi a sala em três ambientes: as mesas do lanche. As mesas da 1ª Páscoa. E as mesas da Páscoa hoje em dia.
1)    Chegada/lanche
Servi o lanche logo no começo, para poupar tempo. Enquanto lanchávamos, perguntei sobre uma data importante que estava chegando... as crianças falaram sobre a Páscoa e o que sabiam sobre a Páscoa da Bíblia.
2)   Encenação da 1ª Páscoa.
Fomos para o ambiente da 1ª Páscoa. Nas mesas, coloquei uns pães sírios (para representar os pães asmos), um pouco de salsa (para representar as ervas amargas), um potinho com tinta vermelha (para representar o sangue do cordeiro) e um cordeirinho de EVA (para representar o Cordeiro preparado para o jantar).
Nas mãozinhas das crianças, coloquei umas “algemas” feitas de papel fantasia (para representar a escravidão). Então expliquei o motivo de cada símbolo na mesa. Passamos o “sangue” no umbral da porta da sala e rasgamos as algemas.
Então expliquei que isso aconteceu há muitos anos e que hoje, a páscoa da Bíblia é outra.
                                                     

3)   Encenação sobre a Páscoa hoje.
No 3º ambiente, coloquei uma “corrente” feita de papel fantasia em cada criança, para representar o pecado. Quando falamos sobre a ressurreição de Cristo, rasgamos nossas correntes e cantamos uma música com coreografia: “Celebrai a Cristo”.
Com as encenações, as crianças ficaram bem animadas e se envolveram bastante, sendo uma oportunidade para aprenderem vivenciando. Mas ficaram um pouco agitadas demais rsrsrs
Ao final, nos reunimos novamente para revisar o significado da páscoa antes e depois de Cristo: Liberdade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário